quarta-feira, janeiro 17, 2007

"Respeitar os mais velhos"

O meu nome é André Cardoso e durante a minha infância sempre me disseram que respeitar os mais velhos era algo que eu devia fazer “sempre”. Aliás, se havia alguma chamada “regra” que não se podia quebrar era precisamente essa.

Escusado será dizer que a minha mãe tinha uma fé inabalável no bom coração de qualquer pessoa com mais anos de vida que ela, sempre se tinha dado bem com isso, e essa seria a razão principal para me educar segundo os mesmos princípios.

“As pessoas mais velhas são as mais amigas”
Foi uma das primeiras frases que a minha mãe me disse (segundo as histórias que me contam, claro!)

“As pessoas mais velhas estão sempre prontas a ajudar”
Foi a primeira frase que a minha mãe me disse e que eu me lembro de facto.
Devia ter à volta de 6 ou 7 anos.

“Sempre que estiveres perdido, procura uma pessoa mais velha que ela ou te diz o caminho ou ajuda-te a encontrá-lo.”
Foi o que a minha mãe me disse depois de eu me ter perdido pela primeira vez na feira popular quando saía dos “carrinhos de choque” em direcção ao “túnel da morte”.

O meu pai morreu tinha eu apenas 2 anos.
Contaram-me que era militar e que raramente vinha a casa e que sempre que a sua presença se verificava não era motivo de rejubilo nem exemplo para ninguém. Nunca percebi o que isso queria dizer até alguém da minha família se ter referido a ele como uma “besta agressiva”, nessa altura e estando eu já no 7º ano não foi preciso muito mais para perceber a realidade em que o encontraria caso ainda fosse vivo.

“As pessoas mais velhas viveram mais anos, se chamamos vida a tudo isto que nos rodeia, então sabemos que ouvir uma música, ver um filme, abraçar alguém, beijar alguém, falar, correr e tudo o resto são fruto da vida. Qualquer pessoa que tenha feito qualquer destas coisas em maiores quantidades é para nós um exemplo e ao mesmo tempo um motivo de inveja. Por isso devemos respeitá-las e ouvir sempre o que nos dizem por mais disparatado que nos pareça.”

Este foi o discurso da minha mãe quando entrei para o 5º ano e tal como ela eu levei este exemplo para a frente e sempre que me deparava com alguém com mais anos de vida do que eu, punha-me em sentido estudando todas as suas acções, escutando todas as suas palavras, procurando ser simpático ao máximo.

“Vais encontrar 3 tipos de pessoas na tua vida, as pessoas mais novas que tu que tal como tu procuram saber sempre mais sobre as suas vidas, as pessoas mais velhas que tu que te podem preparar para o que irás encontrar na tua vida e as pessoas da tua idade, com as quais deves procurar viver a tua vida, intercalando-a com concelhos aos mais novos e com lições dos mais velhos.”

A minha vida foi toda ela baseada nestes concelhos, penso que de alguma forma isso me fazia esquecer o facto de não ter pai e ao mesmo tempo me mostrava que era possível construir uma boa vida mesmo não tendo um modelo em casa.

Tenho agora 46 anos, estou no quarto da minha mãe no dia seguinte ao seu funeral, quando abro o livro que me entregou de mão para mão num dos últimos momentos da sua vida vejo que todos os concelhos que me deu estão lá escritos, página por página. Reparo também que a letra não é toda dela, as primeiras páginas foram escritas pelo meu bisavô, as seguintes pela minha avó e as últimas pela minha mãe.
Na ultima página escrita por cada um deles está a mesma frase, o mesmo concelho, o último que a minha mãe me deixa:

“Amigos que se perdem, amigos que se fazem, dias que se perdem, dias que se ganham, todos eles juntos definem uma vida e uma vida nunca se perde, só se ganha. A forma mais fácil de a ganhar é ter filhos e insinar-lhes o pouco que sabemos dando a entender que sabemos tudo, para que quando for a vez deles de ler esta frase, saibam que nunca perderam nada que não valesse a pena.”

Tenho um filho, de apenas 2 anos e sei que se lhe ensinar a ele 4 gerações de vida ele viverá melhor do que eu morrerei, e eu morrerei feliz.
|

3 Comments:

Anonymous SOLANGE said...

EU ACHO KE SEMPRE TEM KEE RESPEITAR OS + VELHOS TEM KE SE DAR AO RESPEITOO TEM KE TER EDUCAAÇAO E SEMPRE ABAIXAR A CABEÇA PRA QUALKER PESSOA + VELHA OK

8:50 da tarde  
Anonymous SOLANGE said...

EU ACHO KE SEMPRE TEM KEE RESPEITAR OS + VELHOS TEM KE SE DAR AO RESPEITOO TEM KE TER EDUCAAÇAO E SEMPRE ABAIXAR A CABEÇA PRA QUALKER PESSOA + VELHA OK

8:50 da tarde  
Anonymous SOLANGE said...

EU ACHO KE SEMPRE TEM KEE RESPEITAR OS + VELHOS TEM KE SE DAR AO RESPEITOO TEM KE TER EDUCAAÇAO E SEMPRE ABAIXAR A CABEÇA PRA QUALKER PESSOA + VELHA OK

8:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home