quinta-feira, outubro 11, 2007

Pássaro esfomeado

O pássaro foi visto a passar na avenida principal. Foi visto a comer pedaços de pão dados por um velho compreendedor da natureza de ser pássaro. Foi visto no meio da praça, a bicar as sardinhas e os carapaus acabados de tirar da carrinha.
Bicou quase tudo o que era peixe, mas nunca tocou no salmão, provavelmente não gostava de salmão.
A coitada da peixeira viu o pássaro a estragar-lhe o peixe, enxutou-o uma.duas vezes. Desgraçado do pássaro não deixava o peixe, sempre a levar com o jornal e sempre a voltar ao mesmo sítio qual mosca irritante. Só deixou a comida quando se fartou, até lá parece ter andado a gozar com a dona da banca.
Desgraçada da peixeira que já nem podia ver o afoito animal à sua frente, tanto que quando o almoçado pássaro acabou a sua bela refeição e saiu lentamente da praça, a peixeira desesperada permaneceu em guarda da sua banca, sempre atenta aos movimentos do vândalo não fosse ele tentar nova investida. Nunca percebeu a peixeira, que o animal bicou até não ter mais fome, e lá ficou ela, em volta da banca, com cara de poucos amigos.

Joana viu isto ao longe, estava sentada num banco de jardim perto da praça, viu perfeitamente o gozo que o pássaro deu à vendedora, riu-se, gargalhou e deliciou-se durante os 20 minutos com todo aquele episódio, chegou a promover o pássaro a herói ou interprete favorito de uma cena incrivel de acção.

No final desses 20 minutos o pássaro dirigiu-se ao banco de Joana, como se tivesse percebido que tinha uma admiradora. Numa espécie de passeio de reconhecimento, andou à volta do banco, olhou várias vezes para Joana, voou para a suas mãos e mesmo antes de se ir embora para o meio do parque, deu-lhe uma inocente bicada na mão direita.
Joana não sentiu qualquer dor, era quase como se a bicada tivesse sido uma qualquer manifestação de carinho por parte do animal.


Passado um pouco lembrou-se.

O seu pai também nunca gostou de salmão.

E riu-se.

|

1 Comments:

Blogger Mariana said...

TÃO querido!!

10:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home